
No mundo de TI, além de experiência que pode ser adquirida com trabalho de campo, existe uma grande importância ligada à aprendizagem e cultivação de skills. Estas podem ser a partir de variados tipos de curso, sendo que os realizados em institutos de ensino superior são os de maior valor, mas também é possível adquirir este reconhecimento através de certificações que podem requerer a realização de exames.
Neste artigo está compilado um conjunto das certificações de maior importância nos dias correntes.
1 – CompTIA A+
Esta certificação é indicada para empregos de nível júnior e o exame custa cerca de 242 euros para realizar.
O certificado requer a realização de dois exames, sem qualquer necessidade de realização de pré-requisitos e permite qualificação para resolução de problemas básicos em networking, sistemas operacionais, segurança e dispositivos móveis.
No entanto é recomendado já realizar o exame com cerca de 9 a 12 meses de experiência de trabalho.
Como mencionado no parágrafo acima, a aquisição deste certificado requer a realização de dois exames e providencia uma introdução geral aos tópicos de TI, permitindo um desenvolvimento neste mercado e levando a várias especializações, como por exemplo nas áreas de redes, segurança ou cloud.
Estas especializações podem ser adquiridas a partir de experiência laboral ou de outras certificações.
Após a obtenção deste certificado, existe uma panóplia de empregos aos quais constrói um caminho. Alguns destes são por exemplo Analista, Técnico de Suporte, Service Desk, Engenheiro de Redes ou Suporte Administrativo.
Em último lugar, é ainda possível obter outros certificados em seguimento do CompTIA A+, de modo a cultivar uma carreira mais produtiva, como o Security+ e o Network+.
2 – CCNA – Cisco Certified Network Associate
Ao contrário do CompTIA A+, este certificado é indicado para empregos de médio nível e requer a realização de um exame com o custo de cerca de 287 euros.
O exame em si não tem pré-requisitos mas recomenda-se que seja feito com cerca de 12 meses de experiência prévia.
Este certificado cobre os fundamentos de problemas de redes e é exclusivo para programas e ferramentas Cisco, pelo que é indicado a pessoas que pretendem trabalhar com estas tecnologias.
O CCNA dá caminho para outras certificações, como Cisco Certified Network Professional ou Juniper Networks Certified Associate e empregos como Especialista em Redes, Administrador de Redes ou Engenheiro de Redes.
3 – CompTIA Security+
Tal como o CompTIA A+, este certificado faculta skills básicas de segurança e cobre assuntos como encriptação, segurança física e wireless.
Esta certificação requer um exame que custa cerca de 387 euros, com a recomendação de 2 anos de experiência no mercado de TI.
A partir da obtenção deste certificado, é possível continuar nessa vertente, obtendo certificados como ISC2 Systems Security Certified Practitioner (SSCP) ou ISACA Certified Information Systems Auditor (CISA), ou pode então ingressar-se no mercado de trabalho em áreas como Administração de Segurança, Consultor de Segurança ou Administrador de Redes.
4 – Microsoft Fundamentals
Esta certificação serve para testar tecnologias core, tornando skills básicas em boas qualificações para empregos de nível júnior que façam uso de produtos Microsoft e pode ser realizada nas áreas de Azure, AI, dados ou software.
A obtenção deste certificado apenas pode ser feita com a realização de um exame, cujo custo é cerca de 95 euros e não requer experiência prévia.
O Microsoft Fundamentals dá acesso a outros certificados, bem como Azure Database Administrator ou Microsoft Certified: Security Operations Analyst Associate.
A nível profissional encontram-se oportunidades como Especialista em TI, Administrador de Sistemas Microsoft ou Técnico de Suporte Microsoft.
5 – AWS Cloud Practitioner
É um facto que a Amazon Web Services é a plataforma mais utilizada no mundo, pelo que certificações na mesma se encontram no topo das mais aconselhadas a adquirir.
A certificação não tem quaisquer pré-requisitos mas recomenda o conhecimento prévio de AWS e cerca de seis meses de experiência de trabalho. O exame tem o custo de 95 euros.
No que toca a saídas profissionais, é possível seguir uma carreira como Engenheiro ou Arquiteto Cloud.
6 – CompTIA IT Fundamentals (ITF+)
Este é um certificado de nível básico, recomendado principalmente para estudantes que ainda não iniciaram uma carreira profissional, pelo que não requer experiência. Este certificado requer um exame com um custo de cerca de 132 euros e é um caminho aconselhado para obter a certificação CompTIA A+.
7 – CompTIA Network+
Certificação fundadora em princípios de networking que não testa nenhum dispositivo ou tecnologia em particular. Enquanto que não existem requerimentos formais, recomenda-se 9 a 12 meses de experiência e, após a obtenção do certificado, é possível adquirir o CCNA e outros certificados em redes. O exame para obtenção do CompTIA Network+ tem o custo de 369 euros.
As saídas profissionais são semelhantes às das outras certificações CompTIA.
8 – GIAC Information Security Fundamental (GISF)
Tal como o acima mencionado, este é um certificado fundador para conceitos de segurança como redes, criptografia e cibersegurança, sendo recomendado principalmente para a última mencionada.
Esta certificação não tem quaisquer requisitos à sua realização e tem um custo relativamente mais elevado, custando cerca de 938€ para realizar e 838€ para repetir.
Após a obtenção deste certificado, é possível obter outros como o GIAC Security Essentials Certification (GSEC) ou seguir empregos como Analista de Cibersegurança, Especialista de Segurança e Informação ou Gerente de Segurança.
9 – Google Cloud Digital Leader
Tal como outras já mencionadas, esta é uma certificação fundadora de cloud na Google, que faculta conhecimentos em princípios básicos de Google.
O exame requisitado para a obtenção deste certificado tem o custo de cerca de 95 euros e não tem pré-requisitos ou obrigatoriedade de experiência prévia.
Posteriormente, é possível avançar com outros certificados Google, como por exemplo Google Associate Cloud Engineer.
10 – Certified Associate in Project Management (CAPM)
O CAPM é uma certificação indicadas para empregos de nível básico em posições de gestão, sendo um pouco mais afastado da área de TI.
O exame requisitado para obtenção do certificado tem o custo de 287 euros para pessoas que não sejam membros do PMI (Project Management Institute) e de 215 euros para membros.
Posteriormente é possível obter a certificação PMP (Project Management Professional).
Em suma, é possível verificar que, nos dias correntes, certificações tornaram-se um pilar das carreiras de TI, especialmente em empregos diretamente relacionados com tecnologias, como acima listados.
É então recomendado a profissionais que desejem uma carreira produtiva que considerem algumas das certificações acima.
Deixe um comentário